Hidratos: Sim ou Não?

Hidratos: Sim ou Não?

Hidratos sim ou não? Claro que sim!

É essencial explicar, o que são os hidratos de carbono (HC). Estes são um nutriente cuja principal função é fornecer energia ao organismo. A digestão dos HC resulta na glicose, a partir da qual o organismo sintetiza toda a energia que precisa para as atividades diárias.

Recomenda-se que pelo menos 50% da energia diária seja obtida através dos Hidratos de carbono. A maior porção deverá ser fornecida pelos complexos (arroz, massa e batata)

É importante salientar que os HC são o melhor combustível para as células, proporcionam a energia química necessária para as funções corporais, exercício muscular, manutenção da temperatura, digestão e assimilação de nutrientes, entre outras.

Quando se deve fazer a ingestão de hidratos de carbono?

O corpo humano obtém grande parte da energia através da glicose, mas não consegue armazená-la em grandes quantidades.

Para garantir níveis de açúcar regulares no sangue, evitando picos de insulina, é importante consumir HC complexos de forma regular e ao longo do dia.

É especialmente importante consumir HC complexos antes de atividades físicas que exigem uma dose extra de energia.

O que comer, afinal?

A evidência sugere que se opte por cereais e massas integrais ao invés do pão branco, alimentos açucarados e farinhas refinadas, uma vez que conservam um maior valor nutricional e, por conterem mais fibra, contribuem para uma maior saciedade. Os legumes, pelo baixo teor em hidratos de carbono, e as frutas, que contêm frutose, também são aconselhados. E por muito que as nossas pupilas gustativas se queixem, a fast-food não está recomendada.

A ingestão de alimentos fornecedores de hidratos de carbono devem ser distribuída de forma equilibrada pelas refeições diárias, sempre de acordo com as necessidades de cada individuo. Relativamente à sua quantidade e frequência de consumo, estas necessidades devem ser determinadas com base na idade, fase da vida, no peso, no tipo de atividade física ou atividade diária e objetivo de cada um.

Quais os sintomas associados à não ingestão de HC?

É necessário compreender que uma alimentação que restrinja os HC tem consequências a médio, longo prazo. Necessitamos de energia de qualidade para que o nosso organismo possa funcionar corretamente!

Sem eles, normalmente sentimos fadiga/cansaço, dores de cabeça, falta de concentração, irritabilidade e insónia.

Resumindo:

Importante sempre lembrar que, acima de tudo que mais do que excessos ou restrições, o nosso equilíbrio e bem-estar devem ser sempre a prioridade e aprendermos a ler o nosso corpo e a identificar as nossas próprias necessidades é um exercício fundamental e que pode fazer toda a diferença na nossa saúde física e mental!

Autor:
Dra. Sofia Teixeira – Nutricionista

Bibliografia

· https://www.healthline.com/nutrition/good-carbs-bad-carbs

· https://www.thelancet.com/article/S2468-2667(18)30135-X/abstract

· https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537084/