[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Diabetes, em Portugal, apresenta uma prevalência de 10-13% da população com idade entre os 20 e os 79 anos, sendo uma das mais elevadas da Europa. Quais os diferentes tipos de Diabetes? O que deve um diabético incluir e excluir da sua alimentação?

A diabetes, é uma patologia conhecida cientificamente como Diabetes Mellitus. É uma doença metabólica crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, devido à incorreta produção ou atuação da insulina.

A insulina é uma hormona que tem a função de transportar a glicose do sangue para o interior das células e, quando esta não existe ou não funciona corretamente, o açúcar acumula-se no sangue em vez de ser utilizado pelas células, colocando em risco a saúde e a vida da pessoa.

Existem três principais tipos principais de diabetes: a diabetes tipo 1, a diabetes tipo 2 e a diabetes gestacional.

Esta patologia surge na maioria dos casos ao longo da vida (diabetes tipo 2), devido principalmente a maus hábitos de alimentação e estilo de vida, mas também pode estar presente desde o nascimento ou infância devido à destruição de células β no pâncreas (diabetes tipo 1).

 

O tratamento em alguns casos passa pela medicação, contudo em todos os tipos de diabetes fazer alterações no estilo de vida, nomeadamente na alimentação e prática de exercício físico, traz melhorias no estado de saúde do paciente diabético.

O paciente com diabetes deve incluir na sua alimentação todos os grupos da roda dos alimentos, privilegiando os cereais integrais, as frutas, vegetais, carnes magras, ovos, iogurte natural, fontes vegetais de proteína como as leguminosas e fontes de gorduras saudáveis como azeite, nozes, sementes, abacate, alguns tipos de peixes (salmão, sardinha). Deve restringir alimentos processados, açucarados e ricos em gorduras saturadas e trans, bebidas alcoólicas, alimentos com elevado índice glicémico (IG) como pão branco, farinhas refinadas, sumos de fruta, mel, etc. Quando optar por alimentos de elevado IG, deve limitar as porções e combiná-los com alimentos fontes de proteína ou gordura saudável para reduzir o impacto do açúcar no sangue e sentir-se saciado por mais tempo. 

Sabe-se que o aumento do consumo de fibras (cereais integrais, aveia, frutas, hortícolas, leguminosas) é importante, pois estas quando presentes contribuem para o controlo da glicémia, podem também retardar o esvaziamento gástrico levando a um menor impacto glicémico na corrente sanguínea.

E por último importante salientar a importância da hidratação, o paciente diabético pode ter um risco maior de desidratação devido ao aumento de glicose no sangue que levam à diminuição dos fluidos do corpo, por sua vez os rins tentam eliminar o excesso de glicose no sangue pela urina, eliminando também água do corpo. Deva forma, é importante manter-se bem hidratado, a água é a melhor bebida, pode bebê-la simples, aromatizada com limão e gengibre por exemplo, ou em forma de infusões sem adição de açúcar.

AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Eat good to feel good. Disponível em:

https://www.diabetes.org/healthy-living/recipes-nutrition/eating-well

What is a type 1 diabetes diet? Disponível em:https://www.medicalnewstoday.com/articles/type-1-diabetes-diet#type-1-diabetes-diet

Livro: Marques, Natália; Serpa, Fernanda; Teixeira, Michelle. Nutrição funcional da fertilidade à gestação. Centro de nutrição Funcional, editora Metha LTDA, 2018[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]