[vc_row][vc_column][vc_column_text]Nos primeiros 3 meses de vida o recém-nascido viverá um período de exterogestação. Nesta fase o bebé não entende que já nasceu.

Passar de um ambiente intrauterino-seguro, protetivo, alimentício e fisicamente aconchegante que garante ao bebé uma temperatura sempre agradável, sem luminosidade, sem ruídos, com sucção constante e com toque físico permanente– para um ambiente externo à mãe, desconhecido e tão pouco controlado é por si motivo suficiente de desconforto para o bebé. Caberá aos cuidadores proporcionar uma transição o mais tranquila possível entre a fase intrauterina e a exterogestação que promoverá rotinas e higiene do sono.

Alguns factos e Dicas:

  • Luminosidade- A qualidade do sono do bebé é inversamente proporcional ao grau de luminosidade! Com o crescimento vai sendo cada vez menos preponderante.
    • Dica- Deve escurecer o mais possível o local (blackout, cartolina preta,…)
  • Ruído- A qualidade do sono é inversamente proporcional ao nível de ruído!
    • Dica- Em alternativa pode utilizar áudio de ruído branco ou música relaxante (som constante e homogéneo).
  • Temperatura- o quarto deve proporcionar a temperatura adequada e homogénea ao bebé.
  • Sucção- Enquanto feto, apreende o reflexo de sução como sinónimo de conforto e satisfação. Após o nascimento mantém o comportamento de sucção por conforto principalmente durante os períodos de transição do sono.
    • Dica- um bebé que chora durante a noite não é obrigatoriamente sinal de fome!
  • Transição ciclos do sono- por imaturidade, o sono do bebé é caracterizado por maior quantidade de sono leve, fase em que é mais suscetível de despertar. Ele tem de aprender a fazer as transições do ciclo de sono mais leve para o sono mais profundo.

Dica: se o bebé chora de olhos fechados significa que apenas está numa fase de transição do sono (sono leve), mas continua a dormir. Não deve pegar-lhe ao colo pois vai acordá-lo; se depois de adormecer no colo, ao deitá-lo no berço o bebé chora (estará de olhos fechados) significa que com o movimento do deitar o sono mudou para uma fase mais leve. Deve continuar a “embalar” no berço até que pare o choro- reflexo que atingiu uma fase do sono mais profundo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]