Abordagem Osteopática nas Cefaleias
Cefaleias persistentes que não aliviam com a toma de medicação? Cefaleias sem causa aparente? A Osteopatia pode ajudar!
As cefaleias, usualmente designadas por dores de cabeça, estão entre os sintomas mais comuns do sistema nervoso, afetando 50% da população mundial. Podem ser muito dolorosas e incapacitantes, tendo impacto na vida social, familiar e profissional das pessoas que delas sofrem.
As cefaleias têm inúmeras etiologias podendo ser provocadas por:
- Dores referidas por espasmo muscular em especial da musculatura cervical;
- Alterações na drenagem e vascularização do crânio;
- Alterações do sistema ORL (ouvido, garganta e nariz);
- Disfunções da articulação temporomandibular;
- Aumento da tensão das meninges e membranas de tensão recíproca;
- Alterações oftálmicas;
- Alterações dos pares cranianos;
- Disfunções viscerais;
- Etc
A Osteopatia, através de testes específicos, ajuda a determinar qual a etiologia da sua cefaleia, realizando um tratamento direcionado de modo a promover o alívio deste sintoma doloroso ou, caso seja necessário, reencaminhar para um profissional mais adequado!!
O tratamento osteopático nas cefaleias atua no sentido de melhorar as tensões e a mobilidade craniana, o fluxo sanguíneo cranial e na normalização da etiologia e, consequentemente, da função nervosa.
Evitar os fatores desencadeantes e alterações bruscas das rotinas de alimentação, sono e hábitos de vida também é fundamental. Algumas recomendações envolvem o consumo adequado de água para manter uma correta hidratação, uma alimentação equilibrada e diminuição dos níveis de stress.