AMAMENTAÇÃO E MENSTRUAÇÃO
O retorno da menstruação não significa que vai deixar de produzir leite e a amamentação acaba ali.
Algumas mulheres ficam menstruadas poucos meses após o nascimento do bebé, outras só passados meses/anos. Varia de mulher para mulher e depende também da frequência com que o bebé mama. É mais provável que mulheres que amamentem em exclusivo não menstruem – chama-se amenorreia lactacional (desde que não passem mais de 4h sem amamentar durante o dia e não mais de 6h sem amamentar de noite).
Amamentar com frequência leva à libertação de hormonas que impedem a menstruação de ocorrer. Assim, quando há alteração no padrão das mamadas, pode haver “espaço hormonal” para o regresso da menstruação (ex. quando o bebé inicia alimentação complementar, quando passa a dormir mais horas seguidas de noite, quando a mãe regressa ao trabalho…).
Nos dias que antecedem a menstruação, devido à mudança hormonal, pode haver mais sensibilidade mamária, ligeira diminuição na produção de leite e alteração do sabor. Estas alterações são temporárias e volta tudo ao normal assim que a menstruação aparece. É possível que o bebé queira mamar mais nesses dias de forma a compensar a diminuição na produção.
Não há qualquer incompatibilidade entre menstruar e amamentar.