Ano Novo Chinês: ano do Tigre Yang
A terra estremece, as sementes rompem o solo e uma nova vida começa. O chamado do tigre reverbera, agitando energia estrondosa sobre a terra enquanto os animais hibernantes despertam. O ano novo começa em 1º de fevereiro e o tigre emerge a 4 de fevereiro.
2022 representa o ano do Tigre Yang do elemento Água. A cada ano, a cosmologia chinesa consiste em três aspetos: um dos 12 animais do zodíaco chinês, um dos cinco elementos e yin ou yang. Esses três aspetos fornecem informações sobre a energia vigente nesse ano, ajudam nas previsões e orientam decisões. Este ano é representado pela água sobre a madeira. Para entender melhor o que isto significa, abaixo uma breve explicação destes três aspetos e como influenciam as várias facetas da vida.
Tigre: Tigre representa o mês de fevereiro, o início da primavera e o horário das 3h às 5h. O tigre está associado ao elemento madeira, à cor verde e à direção cardinal leste. Os traços de personalidade incluem ser cuidadoso, poderoso, direto e atraente. O Tigre traz muitas mudanças, inicia atividade e cria impulso. Quando a energia estagna, pode ocorrer agressão e frustração. Isso aumenta a probabilidade de discussões, brigas e desentendimentos – se a compaixão não estiver presente. O Tigre sinaliza a necessidade de realizar e trabalhar, então este ano é um momento auspicioso para agir em seus objetivos que surgiram das visões dos anos anteriores do Boi 2021 e Rato 2020. É um ano de concretizações!
Água: A água é o elemento que está tradicionalmente associado à cor preta, por isso 2022 é chamado de ano do Tigre Negro. A água é a mãe da madeira e alimenta o elemento inerente da madeira do tigre. Assim, o aspeto da madeira é especialmente forte este ano. A natureza da água é fluir e aceitar mudanças. Ela proporciona-nos grande resiliência e apoiará a energia ativa e pioneira de 2022. A água está associada à energia mais mística, portanto, haverá mais ênfase nos aspetos mágicos da vida, como astrologia, fengshui e outras artes místicas. A água, devido à sua capacidade de absorver e reverberar, tende a reter muita emoção e muitas vezes pode haver ondas de medo que podem sobrecarregar a energia da madeira, criando inação. Inundação da floresta. Tome cuidado para gerir as emoções conectando-se à terra e trazendo o qi de ancoragem para a vida diária que controla a emoção da água.
Yang: Yang é simbolizado por ação, dia, sol, masculino, avançar, etc. Isso acentua a energia da madeira (o elemento madeira é predominantemente yang) e, portanto, fará com que o ano do Tigre seja mais ativo. O yang está associado à figura paterna que desempenha o papel de encorajar e incutir uma crença em si mesmo para sair para o mundo com confiança. Assim, o tigre, um animal yang, que já está impelido a emergir, tem ainda mais impulso para sair e brilhar. Este ano é muito yang. Trata-se de avançar e ver as ideias plantadas nos dois anos anteriores começarem a germinar. É um momento para decisão e ação e um momento para começar a manifestar o que você gostaria que acontecesse nos próximos 10 anos.
Saúde: O fígado, a vesícula biliar, os pulmões e o sistema digestivo podem sofrer este ano. O excesso de atividade fragiliza o sistema renal. Isso pode causar sintomas como dor do hipocôndrio, problemas oftalmológicos, indigestão devido ao stress, fadiga muscular, dor joelho / lombar, insónia, dores de cabeça, tonturas, icterícia, zumbido, problemas nos tendões, sistema imunológico fraco e problemas respiratórios. Reduza a estagnação aumentando as rotinas de exercícios este ano. Nadar. Além disso, aumente as atividades espirituais como meditação, yoga, qigong, etc., para nutrir o espírito, fluir com as mudanças e sintonizar a sabedoria interior. O equilíbrio entre exercício vigoroso e atividades mais contemplativas permite que se navegue pela energia crescente do tigre.