As emoções sob o ponto de vista da MTC
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) considera essencial a abordagem das emoções no contexto da doença e da saúde. As emoções são consideradas causa de desequilíbrios internos, quando ocorre persistência prolongada de uma emoção ou a sua supressão. Disfunções nos sistemas de órgãos também podem causar sintomas emocionais; por exemplo, quando o fígado está desequilibrado, pode resultar em raiva excessiva.
Tristeza
De acordo com a teoria da MTC, a tristeza está relacionada com os pulmões e com o elemento metal. Os pulmões são a nossa primeira linha de defesa contra patogéneos externos e a sua função principal é dispersar e distribuir o Qi pelo resto do corpo. Tristeza prolongada e não processada prejudica a função dos pulmões e consome o Qi, levando à exaustão, cansaço e falta de ar.
Raiva
A raiva está relacionada com o Fígado e o elemento madeira. O elemento madeira tem tudo a ver com crescimento e movimento expansivo, e o Fígado direciona isso internamente, tanto física quanto emocionalmente. A raiva é a resposta natural a qualquer interrupção na função do Fígado de se mover e crescer. Ao mesmo tempo, um excesso de raiva ou raiva reprimida inibe a função do Fígado, levando a mais desequilíbrio emocional e sentimentos de frustração, ressentimento, agressão e depressão. O desequilíbrio no sistema do fígado manifesta-se fisicamente com dores de cabeça, acordar entre as 1-3 da manhã e tensão no pescoço e nos ombros.
Medo
O medo está relacionado com os rins e com o elemento água. Os rins são a raiz da nossa força constitucional e são responsáveis pelo desenvolvimento natural do ciclo vital. Eles são o depósito de Jing, que muitas vezes é traduzido como Essência que corresponde basicamente ao nosso material genético; é com o que viemos ao mundo, transmitido de nossos ancestrais. Jing é algo precioso que não pode ser substituído. Se não nos nutrirmos adequadamente (alimentação, respiração e descanso) a reserva de Jing do corpo esgota-se e com ela a nossa vitalidade.
O medo prolongado, ou susto ou choque repentino, danificará o sistema renal e esgotará o Jing. Por outro lado, o medo excessivo ou a tendência de se assustar facilmente são sintomas de fraqueza no sistema renal.
Preocupação
A preocupação está relacionada com o Baço e o elemento terra. O Baço é responsável por transformar os alimentos em nutrientes vitais e transportar esses nutrientes para o resto do corpo. A preocupação excessiva e o pensamento excessivo sobrecarregam o Baço, então ele não pode fazer sua função principal de digerir os alimentos. A deficiência prolongada do Baço leva a um acúmulo de fluidos e humidade, sobrecarregando física, mental e emocionalmente. Isso enfraquece ainda mais o sistema do Baço, prejudicando nossa capacidade de pensar com clareza e focar, e nos deixando suscetíveis a ainda mais preocupações.
Alegria
De acordo com a teoria da MTC, a alegria está relacionada com o Coração e o elemento fogo. O Coração abriga o Shen, que é o nosso ser emocional e espiritual. O Shen incorpora consciência, emoções, função mental e vitalidade. O Coração é verdadeiramente o nosso centro emocional e diz-se que governa todas as outras emoções. A alegria nutre o coração, e expressões saudáveis de alegria refletem um estado emocional saudável. Em desequilíbrio, pode ser por excesso (agitação e mania) ou deficiência (depressão). Como o Shen precisa de descanso, os distúrbios do sono são um dos sintomas mais comuns de desequilíbrio no sistema do coração.