Autocuidados nos meses de Inverno à luz da MTC
A medicina chinesa ensina a viver em harmonia com as estações e, de acordo com a teoria dos cinco elementos, existem cinco estações – Inverno, Primavera, Verão, final do Verão e Outono. Cada estação tem muita influência sobre as nossas rotinas, incentivando-nos a mudar os nossos hábitos conforme as estações mudam, para que possamos criar mais equilíbrio entre o nosso corpo e o ambiente externo.
O Inverno e o Corpo:
Na MTC, o órgão associado ao Inverno são os rins, que mantêm a energia vital e fundamental do nosso corpo, por isso o inverno é uma boa época para fortalecer os rins. O descanso é importante para revitalizar os rins, por isso alguns animais hibernam no inverno. Também é um bom momento para olhar para dentro, refletir sobre nós mesmos com meditação, escrita ou outras práticas internas como Tai Chi e Qi Gong. Essas práticas ajudam-nos a conectar com o nosso interior e a nutrir a energia dos rins e são muito úteis para relaxar a mente, acalmar as emoções e cultivar o espírito.
O órgão dos sentidos associado aos rins são os ouvidos e a nossa capacidade de ouvir claramente está relacionada com a saúde dos rins. As noites mais longas e maiores períodos de silêncio do inverno obrigam-nos a desacelerar, descansar e relaxar.
A parte do corpo associada aos rins são os ossos, por isso é importante prestar muita atenção aos ossos nos meses de inverno, certificando-se de os tonificar e cuidar. É também por isso que o inverno é uma época em que a medicina chinesa prescreve caldos de osso como terapia nutricional, pois são nutritivos e especialmente bons para os ossos. Os caldos de ossos são também tónicos poderosos face ao stress extremo e prolongado, à falta de sono, trabalho excessivo e consumo desequilibrado de estimulantes.
O Inverno é tempo de nutrir profundamente o organismo.
Atividades:
As atividades no Inverno devem ser mais voltadas para o interior, com mais autorreflexão, momentos de silêncio, escrever, meditar, ler e outras atividades que nutrem a alma. O Inverno é uma época para diminuir o ritmo e nos alimentar tanto física quanto espiritualmente. As artes marciais internas e as práticas meditativas são particularmente úteis nesta época do ano. Deve-se ir para a cama mais cedo e dormir até mais tarde.
Alimentação:
Consumir sazonalmente é o que os nossos corpos melhor processam e o que melhor nos nutre.
Esses alimentos são os que crescem naturalmente nesta estação – abóboras, batatas, raízes, verduras de inverno, cenouras, repolho, cogumelos, maçãs e pêras, kiwis, tangerinas… No Inverno, os nossos corpos precisam de alimentos aquecidos, como sopas de legumes e caldos nutritivos. Os alimentos que nutrem e aquecem especificamente os rins são o feijão preto, feijão vermelho, caldos cozidos com osso, nozes, castanhas, sementes de sésamo preto e folhas verdes escuras. Uma pequena quantidade de sal marinho não refinado também é útil, pois o sabor associado ao órgão dos rins é o salgado.
No Inverno devem-se usar métodos de cozedura lenta dos alimentos.
Apesar de não termos tanta vontade de beber no Inverno, devemos manter uma boa ingestão de água, para mantermos os nossos rins a funcionar como deve ser. De preferência devemos ingerir água morna ou quente e infusões, para evitar que o frio invada os nossos órgãos.
Para tratar condições de saúde já instaladas, aconselhamos a marcar uma consulta de Medicina Tradicional Chinesa, onde poderá ser acompanhada e tratada de forma personalizada.