CASTANHA
A castanha é um alimento de Outono e caraterística do S. Martinho. Pertence à família dos frutos gordos e amiláceos como a noz, avelã, amêndoa, etc.
A sua composição nutricional é diferente, é menos calórica que os restantes frutos gordos, pois tem teor de gordura mais baixo, no entanto apresenta um maior teor em hidratos de carbono, nomeadamente o amido.
O que faz da castanha um fruto amiláceo, constitui uma excelente fonte de energia e pode fazer parte das nossas refeições diárias, substituindo o arroz, a massa, a batata ou o pão.
Ao contrário da maioria dos frutos gordos e amiláceos, não é comum consumir-se castanha crua pela sua grande adstringência e rigidez. Quando são cozidas ou assadas, a sua digestão torna-se mais fácil.
A castanha é uma fonte de muitos nutrientes, das vitaminas presentes realça-se a grande quantidade de vitamina C, habitualmente presente nos frutos cítricos.
E a vitamina B6 e ácido fólico essenciais durante a gestação 🤰
As castanhas também possuem quantidades significativas de minerais (como, por exemplo: ferro, magnésio, potássio, selénio e zinco).
A fibra presente na castanha é ainda uma excelente aliada na regulação dos níveis de colesterol e do trânsito intestinal.
É muito versátil, utiliza-se como acompanhamento de pratos (assada, cozida ou em puré), em base de sopas, na confeção de molhos e sobremesas.