DAR CONTINUIDADE À TERAPIA EM CASA
5 DICAS PARA TRABALHAR OS OBJETIVOS DA TERAPIA, EM CASA, COM O SEU FILHO
Frequentar as sessões de Terapia da Fala de forma regular, é fundamental para que o seu filho atinja os objetivos necessários. Contudo, não é suficiente.
Para que se obtenham resultados mais rápidos e mais eficientes é importante dar continuidade ao trabalho realizado em gabinete, principalmente em casa.
Por isso, deixamos 5 dicas para que o consiga fazer em casa.
- Escolha brincadeiras/jogos para “trabalhar” com o seu filho.
De forma natural, escolha brincadeiras e jogos que vão de encontro aos interesses e preferências do seu filho e use-as para trabalhar os objetivos da terapia. Muitas vezes pode não ser evidente como fazê-lo, mas o Terapeuta poderá orientá-lo nesse sentido.
- Crie um ambiente adequado e tranquilo.
Por exemplo, brincar com o seu filho na sala enquanto a TV está ligada, enquanto outros membros da família convivem e conversam paralelamente pode ser um ambiente demasiado “confuso” e distrator para a criança. Para que consiga um envolvimento mais duradouro e eficaz na brincadeira/jogo deve escolher um ambiente tranquilo, sem elementos que permitam que a criança se distraia com facilidade.
Ter a colaboração e o foco do seu filho, vão ajudar a ter mais sucesso na atividade.
- Seja persistente, mas não demasiado exigente.
A subtileza será a palavra-chave para que a criança não sinta que está sempre a ser corrigida, ou que está sempre a “trabalhar”. Caso isso não aconteça, poderá ter o efeito inverso. Em vez de a criança querer colaborar vai dizer que “não quer mais” porque está cansada. Por isso, evite dizer “vamos lá treinar o som X” (por exemplo). Na atividade que escolher, por exemplo, brincar ao faz de conta, escolha bonecos/figuras que tenham nomes com o som a trabalhar, ou atribua nomes com esse som e peça para a criança repetir ou ser ela a inventar. Assim, o seu filho estará a brincar sem sentir que está “só” a “trabalhar”.
- Seja paciente.
Compreende-se que a rotina do dia-a-dia e o ritmo de trabalho diário, nem sempre permitem ter tempo e disponibilidade para “trabalhar” com o seu filho. Mas, seja paciente. Invista tempo. Aproveite o momento de brincar para fortalecer a relação com o seu filho, e como bónus ajudá-lo-á a evoluir!
- Incentive e encoraje.
À semelhança dos adultos, também as crianças têm dias menos bons em que se sentem menos capazes ou mais desmotivadas. Por isso, é importante incentivar o seu filho a colaborar nas atividades de forma que entenda que é benéfico para o seu futuro. E, mesmo que ainda não seja capaz de executar na perfeição determinada tarefa (ou próximo disso) diga-lhe que está num bom caminho e que está a fazer um excelente trabalho. Deste modo, a criança não desistirá de “treinar”.
Bom trabalho!