DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR
A celebração deste dia pretende relembrar que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e essencial para pessoas de todas as idades.
Na Terapia da Fala, o brincar é a atividade principal para a intervenção com crianças. É através de brincadeiras diversas que é possível captar a atenção dos mais pequenos e, em simultâneo, promover competências relacionadas com a comunicação, linguagem, articulação, atenção, concentração entre outros.
É, por isso, importante reforçar a relevância do brincar no desenvolvimento comunicativo e linguístico de todas as crianças.
Em casa, o momento de brincar é o momento ideal para reforçar a relação com o seu filho e ajudá-lo a aprender e consolidar novas competências.
Jogos como o loto, jogo da memória, jogo do peixinho, blocos e legos, brincar ao faz-de-conta podem ajudar as crianças a aprenderem a contar, aprenderem as cores, a nomear animais, objetos. Podem ainda ser importantes para que a criança aprenda a respeitar a sua vez, a manter-se numa atividade do início ao fim.
Como vê, são inúmeras as vantagens!
Aproveite, e brinque muito com o(s) seu(s) filho(s).