DIA MUNDIAL DA DOENÇA DE ALZHEIMER
Sabia que as dificuldades de memória são reportadas com a queixa mais frequente na idade adulta avançada e estima-se que em Portugal existam cerca de 194 mil casos de Demência com tendência a aumentar (segundo dados da Alzheimer Europe, 2019)?!
A Doença de Alzheimer, o quadro de perda de memória mais severo, é um subtipo de demência, de perda progressiva, insidiosa e irreversível de capacidades cognitivas que se caracteriza por:
- perdas de memória e atos falhos;
- alterações na linguagem (anomia e afasia);
- défices ao nível do reconhecimento de faces familiares (prosopagnosia) e objetos (agnosia);
- alterações visuoespaciais e défices ao nível cálculo;
- défices ao nível das funções executivas (lentificação e rigidez de pensamento, dificuldades ao nível da memória de trabalho e resolução de pensamento,…);
- desorientação temporal e espacial.
Para além das perdas cognitivas também é comum surgirem sintomas emocionais e comportamentais, nomeadamente a apatia, morbilidade psicológica (ansiedade e depressão), delírios, desinibição, alterações do sono e apetite.
O declínio das capacidades cognitivas intensifica-se com a progressão da doença, pelo que é possível classificar a DA em 3 principais estádios (ligeiro, moderado e grave).
Na OP360 temos um programa de avaliação e intervenção pensado para o si/seu familiar com queixas de memórias. É essencial o diagnóstico e a intervenção precoce!