[vc_row][vc_column][vc_column_text]Assimetria no comprimento dos membros inferiores / heterometria / dismetria são mais comuns do que se possa imaginar.

Os sintomas começam a surgir usualmente após a quarta década de vida, excetuando os casos mais severos em que as compensações nos outros segmentos se façam evidenciar, causando dano sobre a coluna vertebral, por exemplo.

Na verdade, é durante a infância que se deve investigar e acompanhar o desenvolvimento do aparelho locomotor, para que através de estímulos gerados pela dureza das ortóteses / palmilhas, mas também pela compensação do valor da metade da metria identificada se consiga reduzir as sobrecargas e mal posições osteoarticulares.

No desporto é possível verificar as diferenças no volume muscular entre membros, desgaste assimétrico no calçado e lesões viciosas unilaterais, entre os achados de subluxação do tornozelo, do joelho, da bacia e desvios da coluna vertebral.

Exames complementares, como podobarometria, permite-nos observar uma percentagem de carga superior a 65% na relação de um membro sobre o outro, enquanto o raio-x dos membros inferiores de película extra-longa, em ortostatismo, nos vai confirmar a suspeita de heterometria.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]