DORES NA CERVICAL?
Hoje em dia, muitas são as profissões que exigem estar praticamente durante todo o dia em frente a um computador. E, com a Covid-19 esse número aumentou ainda mais, uma vez que passou a integrar-se no modelo de trabalho a possibilidade de teletrabalho.
Há já alguns anos que se fala sobre o elevado período de tempo em frente ao computador em condições não adaptadas, mas muito pouco tem sido abordado sobre o impacto no sistema musculoesquelético de todos estes trabalhadores.
A postura mantida na posição de sentado por longos períodos, maioritariamente em frente ao computador, num ambiente de trabalho que a maioria das vezes não se encontra ergonomicamente adaptado ao trabalhador, apresente um impacto tendencialmente negativo na postura.
Se associarmos os antecedentes de más posturas mantidas e uma diminuição da aptidão física, juntamos assim 3 fatores com repercussão direta na saúde neuro-musculoesquelética. Aqui uma das regiões que mais tende a dar sinal de sobrecarga é a região cervical, uma vez que a posição sentada em frente a um computador promove uma postura hipercifótica dorsal (“corcunda” das costas) com anteriorização da cervical.
Por isso, é comum observar-se um crescimento de queixas de dor cervical em trabalhadores que passam diariamente horas em frente ao computador.
A manutenção de uma boa atividade muscular que permita manter uma postura correta ao longo do dia, bem como a adaptação do ambiente de trabalho, é fundamental para cuidar da saúde da sua cervical.
Se trabalha diariamente em frente ao computador e a dor cervical tem sido uma constante, marque a sua consulta de Osteopatia aqui.