Gorro no bebé recém-nascido sim ou não?
Há uma tendência em se usar de forma excessiva o gorro.
O gorro deve ser usado quando necessário, deve ser de material adequado e não apertar.
O Bebé perde grande parte da sua temperatura corporal pela cabeça. A cabeça do bebé tem um tamanho desproporcional ao seu corpo, levando a que a área corporal exposta seja grande. O uso do gorro na maternidade é aconselhado, estando o gorro na lista de material necessário para levar para a maternidade. O gorro não deve apertar a cabeça do bebé e deve ser em material adequado para o bebé (os melhores tecidos são os naturais, preferencialmente biológicos e de algodão).
Durante as primeiras 48h de vida do bebé, é possível identificar cavalgamentos ósseos na cabeça do bebé. Os ossinhos da cabeça durante o trabalho de parto vão-se sobrepondo de modo a permitir a saída do bebé do ventre da mãe. Nesses primeiros dias de vida, é importante a cabeça do bebé ter períodos sem gorro, preferencialmente enquanto mama. Durante a mamada, normalmente, o bebé ou está em contacto pele a pele com a mãe e encontra-se envolvido por uma manta ou está envolvido por uma manta e vestido. Enquanto o bebé mama, a mãe pode retirar o gorro e proteger a cabeça do bebé com a mantinha que o está a envolver. Os movimentos de sucção e a ausência de pressão exercida pelo gorro irá potenciar uma normalização desses cavalgamentos.
Se após 72h do parto se continuar a identificar cavalgamentos, uma consulta de osteopatia pediátrica torna-se necessária.