Medicina Tradicional Chinesa não é só Acupuntura
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é um dos sistemas de medicina mais antigos. É mais de 3.500 anos mais antigo do que a medicina ocidental tradicional, que passou a existir muito mais recentemente.
A MTC é uma versão padronizada do tipo de medicina chinesa que era praticada antes da Revolução Chinesa e que se baseia em várias crenças antigas. Um importante é a crença taoísta de que o corpo humano é uma versão em miniatura do universo. Outra crença é que uma energia vital, “Qi”, flui pelo corpo e executa várias funções para manter a saúde. Os praticantes da MTC acreditam que a dor crónica e a doença resultam do bloqueio ou desequilíbrio do Qi e que o seu papel é corrigir ou equilibrar o seu fluxo.
E como? Para muitos, a Medicina Tradicional Chinesa é o mesmo que Acupuntura. Na verdade, a acupuntura é apenas um método terapêutico usado na MTC.
Métodos Terapêuticos
A MTC possui várias técnicas para ajudar os pacientes a alcançar e manter a saúde. Entre elas a acupuntura, a moxabustão, massagem tui na, ventosas, guasha, fitoterapia, nutrição chinesa, e o Qigong. A acupuntura é a técnica mais usada.
O que é a Moxabustão?
A moxabustão é uma terapia que envolve a queima de moxa, raiz de artemísia, feita de Artemesia vulgaris seca. O objetivo da moxabustão é aquecer e revigorar o sangue, estimular o fluxo de Qi, fortalecer o Yang do rim, expelir vento e dispersar o frio, e dissolver a estagnação.
O que é a massagem Tui Na?
Tui Na é uma combinação de massagem, acupressão e outras formas de manipulação corporal para ajudar a resolver problemas musculoesqueléticos, mas também para equilibrar o fluxo de Qi nos meridianos, promovendo o correto funcionamento das funções dos órgãos.
O que é Ventosaterapia?
Ventosa é um dos métodos “externos” mais antigos da MTC. A Ventosaterapia é um tipo de massagem chinesa, que consiste em colocar vários “copos” de vidro ou plástico sobre o corpo. Os copos são aquecidos com uma bola de algodão ou outra substância inflamável, que é colocada dentro do copo para remover todo o oxigénio. A substância é então removida antes que o médico coloque o copo contra a pele. O ar no copo esfria, criando menor pressão dentro do copo, criando um vácuo e permitindo que o copo adira na pele. A sucção da pele estimula o fluxo de sangue, equilibra e realinha o fluxo de Qi, remove obstruções e drena toxinas.
O que é Gua sha?
Raspagem, ou “Gua Sha”, é uma técnica de medicina popular que usa pedaços de jade liso, osso, presas de animais, chifres ou pedras lisas para raspar ao longo da pele para liberar obstruções e toxinas que ficam presas na superfície da pele. A raspagem é feita até manchas vermelhas e, em seguida, hematomas cobrem a área a ser tratada.
O que é a fitoterapia chinesa?
Existem mais de 13.000 “medicamentos” chineses diferentes disponíveis em todo o mundo.
As substâncias mais usadas vêm das folhas, raízes, caules, flores e sementes de plantas, como casca de canela, gengibre, ginseng, alcaçuz e ruibarbo. O ginseng é a substância mais amplamente usada para o mais amplo conjunto de tratamentos. Se o médico recomendar a fitoterapia chinesa como tratamento, as substâncias são combinadas numa fórmula que pode ser dispensada como um chá tradicional, cápsula, extrato líquido, grânulo ou pó.
O que é a nutrição chinesa?
A nutrição chinesa era tradicionalmente considerada um estilo de vida, mas agora é considerada um modo de equilibrar a dieta, baseado no entendimento chinês dos efeitos dos alimentos no organismo humano.
Os alimentos que têm um sabor específico tendem a ter propriedades específicas e cada pessoa tem um aconselhamento individualizado segundo o diagnóstico e o conceito Yin / Yang da MTC. No TCM, a nutrição é considerada a primeira linha de defesa em questões de saúde.