Moldar a saúde do seu bebé antes de engravidar, sabia que é possível?
Através de uma alimentação adequada é possível moldar a saúde do bebé mesmo antes da fecundação, e para saber como, é necessário conhecer o Conceito dos primeiros 1100 dias.
Os primeiros 1100 dias de vida correspondem ao período entre a pré-conceção até a criança completar dois anos.
- os 90 dias antes da conceção: destinados a medidas que visam prevenir malformações fetais;
- os 280 dias de uma gestação a termo: visando minimizar os efeitos epigenéticos;
- os 730 dias dos dois primeiros anos de vida do ser humano: como potencializadores do desenvolvimento neuropsicomotor (Figura 1).
A nutrição durante o período de 1.100 dias representa uma janela de oportunidades importante para a saúde pública. Nesta fase, a nutrição e a alimentação afetam a saúde das mulheres e das futuras gerações. Desta forma, é fundamental que estas tenham uma dieta equilibrada, que forneça todos os nutrientes essenciais quantidades e proporções adequadas.1
As escolhas alimentares das mulheres grávidas são ainda muitas vezes orientadas por motivos sensoriais e não por saúde, o que pode trazer consequências graves para a saúde no futuro.2
É cada vez mais evidente que a saúde do ser humano está diretamente relacionada à nutrição que, por sua vez, é influenciada pela alimentação da mulher durante o período de 1100 dias que se inicia na pré-conceção, passando pela gestação, amamentação e posteriormente até a criança completar 2 anos.
A adoção de uma dieta equilibrada durante todas as fases já referidas, incluindo alimentos ricos em nutrientes, é o método ideal para atender as necessidades nutricionais e garantir o pleno desenvolvimento e crescimento do feto e do recém-nascido (Figura 2). Além de vitaminas e minerais, as frutas, legumes, cereais integrais, leguminosas e sementes fornecem diversas outras substâncias benéficas à saúde. No entanto, quando são identificadas lacunas de nutrientes específicos que não podem ser ou não estão a ser satisfeitos pela ingestão individual de alimentos, como nos períodos pré-gestacional, na gestação e lactação, o uso da suplementação é fundamental.
- Nogueira de almeida, ET AL. Além da nutrição – O impacto da nutrição materna na saúde das futuras gerações, 1ª edição – agosto, 2019
- James-McAlpine JM, ET AL. Influence of dietary intake and decision-making during pregnancy on birth outcomes. Nutr Diet. 2020;77:323-330.
Autora:
Dra. Teresa Castro Rodrigues, Nutricionista