O SEU BEBÉ ESTICA-SE NA MAMA?
A amamentação é um sinal de saúde para o Bebé. Um Bebé que não consiga mamar de forma tranquila, que se estique para trás na hora de mamar, pode nos indicar que o seu corpo apresenta alguma dificuldade em realizar uma correta pega, sucção e/ou deglutição. Mamar de forma agitada é o primeiro sinal de que uma consulta com uma conselheira de aleitamento materno e uma consulta com um osteopata são necessárias. Até às consultas, alguns cuidados podem ser tomados de modo a melhorar o tempo na mama.
- Procure amamentar num local tranquilo.
- Verifique se o bebé está com o narizinho entupido, caso esteja proceda à lavagem do nariz com soro antes da mamada.
- Verifique se o seu Bebé não apresenta demasiada rigidez no tronco. Caso não consiga enrolar o seu bebé de modo a que os joelhos cheguem à cabeça quando o bebé se encontra acordado e tranquilo é porque o seu Bebé é demasiado “rígido”. Realize alguns exercícios de flexibilidade com o Bebé durante 5 minutos, 30 minutos antes da mamada.
- Verifique se a língua do seu bebé, quando ele chora, chega ao palato (“céu da boca”) ou se a língua na ponta não apresenta uma forma de coração. Bebés com dificuldade em movimentar a língua têm tendência a esticar-se e a mordiscar a mama. Fale com o pediatra do seu Bebé sobre isso.
- O seu Bebé já está a mamar a algum tempo e começa-se a esticar. O Bebé pode já estar saciado. Se o Bebé não chorar, este, pode apenas nos querer dizer que a barriguinha já está cheia.
Há várias causas que levam o Bebé a esticar-se na mama. É essencial uma correta avaliação para permitir ao bebé crescer saudável, alimentar-se corretamente e manter a amamentação pelo tempo que mãe e filho assim o desejarem.