RESSONAR É NORMAL?
A resposta é não. Qualquer criança ou adulto deve saber que não é normal ressonar.
Quando dormimos, os músculos da faringe ficam mais relaxados. Ressonar significa que o ar tem dificuldade em passar nessa região, normalmente devido a obstrução. Deste modo, tudo o que facilite essa obstrução, como dormir de “barriga para cima”, excesso de peso, álcool, tabaco, alergias, entre outros, vão potenciar o ressonar. Este pode ser o primeiro sinal de alerta de problemas respiratórios preocupantes durante o sono.
A síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS) é um distúrbio comum, caracterizado por episódios recorrentes de obstrução, total ou parcial, das vias aéreas superiores durante o sono. Existem múltiplos fatores que podem estar associados ao aparecimento da SAOS, pelo que se deve suspeitar desta síndrome em doentes que apresentem roncopatia, episódios de engasgamento/sufocamento durante o sono, pausas respiratórias durante o sono, sono não reparador, sonolência diurna, fadiga e cefaleias matinais. A síndrome encontra-se igualmente associada a um risco aumentado de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares que têm relação direta com a gravidade da SAOS.
Tendo em conta os fatores de risco acima descritos, há que considerar medidas gerais a respeitar no tratamento desta síndrome, nomeadamente a perda de peso, uma vez que a obesidade é um fator de risco importante, torna-se fundamental reduzir o excesso de peso com apoio em consulta de nutrição e com a prática de exercício clínico orientado e ajustado a cada indivíduo devido ao risco acrescido de co-morbilidades associadas à SAOS. Tendo por base a fisiopatologia da doença, é de igual modo importante procurar ajuda de um fisioterapeuta respiratório para que possam ser avaliadas e intervencionados os problemas respiratórios que possam potenciar a obstrução das vias áreas e/ou dificultar a respiração.