Consulta do Sono

OP360º Health

Consulta do Sono

Um bom sono é fundamental para uma boa saúde. Numa perspetiva patológica do ciclo do sono, nesta consulta investigamos e intervimos nas principais disfunções do sono, dentro das 88 conhecidas.

O Sono é um processo neuropsicofisiológico caracterizado por uma diminuição generalizada da atividade cerebral, fecho dos olhos, hipotonicidade muscular e hiporeatividade aos estímulos externos; fundamental para a homeostasia e consolidação mnésica (vital para a aprendizagem). Durante o seu percurso há lugar, com bastante frequência, a atividade cognitiva, operativa e emocional (“sonho”), um reflexo desorganizado e/ou reação das/às vivências e pensamentos conscientes das últimas 48h de vigília.

Um Sono reparador e energizante na idade adulta dinamiza-se ao longo de 7 fases (Vigília, Movimento, 4 fases de Sono Lento ou N-REM e Sono Paradoxal ou REM), com duração, de pelo menos, 6h-8h. Numa perspetiva patológica do ciclo do sono, quer em termos de quantidade e/ou qualidade, atualmente são conhecidas 88 disfunções do Sono.

Na consulta do Sono investigamos e intervimos nas principais disfunções:

· Dissónias – insónias

· Parassónias – por exemplo, sonambulismos, terrores noturnos/ pesadelos e bruxismo

· Alterações consequentes a perturbações neurológicas ou psíquicas – tumores do tronco cerebral e diencéfalo, traumatismos crânio-encefálicos, quadros bipolares, entre outros

· Distúrbios não específicos – laringospasmos, mioclonia fragmentada, síndrome de hipovigilância, entre outros

· Narcolepsias (acesso repentino de sono diurno) e Hipersónias (aumento das horas de sono para além das 12-14h ininterruptas)

· Apneia Obstrutiva do Sono, central (se associadas a disfunção do córtex) ou periférica.