Fisioterapia

OP360º Health

Fisioterapia

Serviço de Fisioterapia Especializada em que, como profissional autónomo, o Fisioterapeuta diagnostica e estabelece com o paciente o protocolo de tratamento a ser implementado, de acordo com as suas necessidades e objetivos. Uma intervenção em diferentes áreas, em problemas como, dor articular/muscular, pós-cirurgias, traumatismo, bronquite, AVC, problemas uro-ginecológicos, entre outros.

A Fisioterapia intervém não só quando o movimento humano está comprometido e consequentemente a capacidade funcional se encontra reduzida, mas também para o desenvolver/potenciar e manter.

A intervenção em fisioterapia envolve não só a pessoa, mas também todo o seu meio envolvente, desde a sua família, local de trabalho, habitação, entre outros fatores, garantido deste modo uma abordagem holística de todo o ser humano.

Deste modo, os Fisioterapeutas estão focados em identificar e maximizar a qualidade de vida e o potencial de movimento nas áreas de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação.

Como profissional autónomo o Fisioterapeuta diagnostica e estabelece com o paciente o protocolo de tratamento a ser implementado, de acordo com as suas necessidades e objetivos.

A intervenção da Fisioterapia abrange diversas áreas da reabilitação, desde a componente pela qual é mais conhecida, na área músculo-esquelética, como também em patologias neurológicas, cardíacas e respiratórias. Nos últimos anos os Fisioterapeutas têm vindo também a fortalecer a importância da sua intervenção no âmbito da alta competição e em contexto laboral.

Na Osteo Performance 360º poderá encontrar um serviço de Fisioterapia Especializada, com profissionais que têm como principal missão a sua saúde, o seu bem-estar e a sua performance.

Fisioterapia Músculo-Esquelética

A Fisioterapia Músculo-Esquelética pode ser definida de um modo geral como a área potenciadora do movimento humano.

Através de técnicas articulares, ligamentares, musculares, quer recorrendo a técnicas de terapia manual ou outros meios complementares, o principal objetivo é o restauro da capacidade física do paciente para a funcionalidade, passando maior parte das vezes por:

            – Restauro da amplitude articular

            – Aumento de força muscular

            – Diminuição da dor

São muitas as indicações para recorrer ao serviço de Fisioterapia, no entanto podemos destacar comos as principais causas as seguintes:

            – Lombalgias

            – Tendinites

            – Cervicalgias

            – Formigueiro nos membros superiores

            – Dor ciática

            – Dores articulares (joelho, cotovelo, anca, etc.)

Fisioterapia Respiratória no Adulto

A fisioterapia respiratória utiliza meios e técnicas de avaliação e tratamento que têm como objetivo eliminar secreções, otimizar o transporte de oxigénio, melhorar a qualidade de vida, prevenir infeções respiratórias e corrigir a postura.

De modo a atingir esses objetivos a fisioterapia respiratória recorre à auscultação, à nebulização, a exercícios respiratórios especializados, ao ensino, à prescrição de exercícios para retoma das atividades da vida diária e à correção postural. Esta intervenção pode ser realizada desde os recém-nascidas até à fase mais avançada da vida do ser humano.

A nossa equipa é composta por fisioterapeutas e enfermeiros que intervêm em equipa permitindo uma intervenção mais profunda a nível pulmonar.

As principais indicações para recorrer ao serviço de reabilitação respiratória são:

            – Bronquiolites

            – Asma

            – Enfisema Pulmonar

            – Bronquite Crónica

            – DPOC

            – Bronquiectasias

            – Pré e pós-operatório de cirurgias abdominais e torácicas

            – Pós Fratura de costelas

            – Doenças Neuromusculares

Reabilitação Neurológica

O corpo humano apresenta uma capacidade de readaptação neural bastante elevada, em que na maioria dos casos é possível através da potenciação de outras células neurais e modelação das que se encontram afetadas, recuperar alguma da função que se encontra comprometida nos casos de patologia neurológica.

Muitos consideram o aparecimento de uma patologia neurológica algo irreversível e irremediável, no entanto atualmente com técnicas de terapia manual, mais especificamente através do Conceito de Bobath e da PNF é possível reensinar o corpo humano e melhorar a função e a qualidade de vida nestes casos.

A fisioterapia tem apresentado, portanto, um papel fundamental em casos como:

            – AVC

            – Parkinson

            – Esclerose Múltipla

            – Neuropatia Diabética

            – Paralisia Facial

            – Esclerose Lateral Amiotrófica

Lembre-se, não pense em si como a pessoa que é hoje, mas sim como a pessoa que pode vir a ser no futuro.

Fisioterapia em Traumatologia

As lesões traumáticas/ortopédicas são o principal motivo de recurso a tratamento de fisioterapia. Desde traumatismos ligeiros, fraturas ou próteses, todos estes casos necessitam de um acompanhamento desde uma fase inicial, sendo que nos casos de cirurgia este acompanhamento deve até iniciar-se no período pré-operatório.

Favorecer a recuperação dos tecidos, potenciar o retorno a atividade, minimizar os efeitos da imobilização são umas das principais mais valias que o tratamento neste tipo de casos apresenta.

Perante isto, o tratamento fisioterapêutico é aconselhado em casos como:

            – Entorses ligamentares

            – Tendinites Agudas

            – Fraturas

            – Cirurgias a lesões tendinosas

            – Cirurgias ligamentares (p.e. ligamentos cruzados do joelho)

            – Próteses