Medicina Tradicional Chinesa

OP360º Health

Medicina Tradicional Chinesa

Uma abordagem terapêutica física, mental e emocional com vista à recuperação da saúde e qualidade de vida, recorrendo a técnicas milenares orientais, como o Qi-Gong, Fitoterapia e Tuina, mas das quais se destaca o tratamento através da Acupuntura.

Uma abordagem física, mental e emocional é o que carateriza a prática da Medicina Tradicional Chinesa.

A abordagem terapêutica consiste em analisar qual/quais as partes afetadas – física, mental e emocional – fazendo um diagnóstico individual para se poder intervir de forma personalizada. Assim, o tratamento das estruturas corporais afetadas é associado ao desbloqueio mental/emocional necessário à recuperação e restauro da saúde/qualidade de vida. Esta abordagem tripartida otimiza a recuperação da patologia ou disfunção e melhora a qualidade de vida do individuo, permitindo além disso a expansão mental, emocional e da personalidade.

Considerando que o corpo humano é a máquina mais perfeita alguma vez criada, se lhe dermos as condições ideais qual será o limite da sua recuperação?

Nas sessões de tratamento de Medicina Tradicional Chinesa recorre-se a diferentes técnicas de intervenção, entre as quais se destaca a Acupuntura.

A acupuntura consiste na utilização de agulhas muito finas para estimular pontos específicos do corpo. Esse estímulo é conduzido da periferia para o sistema nervoso central provocando respostas nos mecanismos de modulação da dor e nas funções vegetativas do organismo aliviando a dor, a inflamação e regulando as funções dos órgãos e sistemas. Ao regular o metabolismo, melhora o sono, o apetite e ajuda no tratamento da depressão, ansiedade e no reequilíbrio emocional.

A Medicina Tradicional Chinesa porém é um sistema mais vasto da qual fazem parte outros métodos terapêuticos, como a Auriculoterapia (estimulação de pontos na orelha), a Dietética Chinesa (segundo as necessidades do organismo), a Fitoterapia (uso de plantas medicinais), Tuina (terapia manual que inclui a técnica de acupressão) e o Qi-Gong (exercícios que combinam o movimento, respiração e concentração com efeitos terapêuticos).

As principais indicações para recorrer a esta consulta são:

            – Dores articulares crónicas

            – Enxaquecas e Tonturas

            – Ansiedade, depressão e insónias

            – Problemas neurológicos

            – Alterações gastrointestinais

            – Asmas e bronquite crónica

            – Sinusite e rinite

            – Problemas urológicos

            – Problemas menstruais

            – Hipertensão

            – Doenças de pele, reumáticas ou autoimunes

Video: “Virginie Freire em 360º na Osteo Performance” – Dr.ª Virginie Freire

Qi Gong (Chi Kung)

Na Osteo Performance 360º para além das consultas individuais possuímos também aulas pessoais e de grupo de Qi-Gong, sendo este um momento de regulação de stress e vitalidade para todos os participantes.

O Qi Gong consiste em exercícios respiratórios combinados com movimento e presença mental. São exercícios simples, exequíveis em qualquer idade e condição física, sendo adaptados às necessidades individuais de cada praticante.

A combinação de movimentos específicos com técnicas respiratórias e de visualização interior provoca uma resposta neurofisiológica no organismo, ativando sistemas que promovem o:

– Relaxamento

– Funcionamento equilibrado dos órgãos vitais

Video: “Virginie Freire em 360º na Osteo Performance” – Dr.ª Virginie Freire