Psicologia das Emoções

OP360ºHealth

Psicologia das Emoções

Na consulta de Psicologia das Emoções ajudamo-lo no processo de autoconhecimento de modo a conseguir lidar consigo próprio, dominar a sua postura social e promover o seu equilíbrio emocional.

As emoções são um leque de sentimentos subjetivos agradáveis ou desagradáveis, tais como tristeza, alegria e medo; são elementos básicos da personalidade e emergem em resposta a situações e experiências, associadas às perceções cognitivas. No entanto, as emoções devem sempre ser temperadas pela razão de forma a incutir uma faceta social na expressão emocional. Sem a dimensão de ajuste e autocontrolo emocional boicotamos a essência do relacionamento interpessoal; a pessoa acaba por dirigir para si um sistema de autoavaliação disfuncional e pejorativo (processos ansiosos e depressivos), que se autoalimenta e dissemina para os contextos familiar, laboral e social.

Numa sociedade de ritmos acelerados, de várias exigências e responsabilidades, na qual vivemos em constante stress laboral, social, familiar e pessoal são cada vez mais significativos os casos de ansiedade patológica, stress patológico e depressão.

Na consulta de Psicologia das Emoções ajudamo-lo no processo de autoconhecimento e compreensão do seu sistema de valores e normas, da raiz das suas emoções mais elementares, dos seus limites e barreiras, da imagem que reflete nos outros, da sua resistência à frustração e negação, das suas competências e habilidades, dos seus pontos fortes e fracos, etc. Só assim conseguirá lidar consigo próprio, dominar a sua postura social e permitir que os outros o compreendam e formulem uma opinião positiva a seu respeito, que por sua vez alimentará a sua autoestima e promoverá o seu equilíbrio emocional.

O sentimento de ser capaz de iniciar, desenvolver e finalmente concluir uma tarefa, ciente do seu esforço e dedicação pessoal, deverá ser a sua eterna fonte de motivação!