OP360º Health
Reabilitação Neurocognitiva
O programa de reabilitação cognitiva, enquanto um conjunto de terapias de aprendizagem emocional, comportamental e cognitiva, tem por prepósito basilar estimular/reabilitar a atenção, orientação, memória e linguagem.
A Reabilitação Cognitiva assenta na plasticidade cerebral, conhecida como neuroplasticidade- a resposta dada pelo cérebro para adaptar-se a novas situações e restabelecer o equilíbrio alterado, depois de uma lesão. O processo de reabilitação cognitiva destina-se a permitir aos pacientes e respetivas famílias viver, lidar, ultrapassar o quadro de défices cognitivos causados por lesão (adquirida ou degenerativa) cerebral; foca-se nas limitações funcionais, dirige-se aos problemas emocionais e comportamentais e integra no processo de reabilitação o doente, a sua família e outros significativos.
O programa de reabilitação cognitiva, enquanto um conjunto de terapias de aprendizagem emocional, comportamental e cognitiva, tem por prepósito basilar estimular/reabilitar a atenção, orientação, memória, linguagem, funções executivas, etc.
Na consulta de Reabilitação Neurocognitiva avaliamos e intervimos terapeuticamente em quadros de lesão adquirida:
· Traumatismos crânio encefálicos
· Lesões tumorais
· Lesões com ocupação de espaço (LOE)
· Acidentes Vasculares Cerebrais
· Anoxia (falta de oxigenação no cérebro)
· Processos infeciosos
E, quadros neurodegenerativos:
· Quadros demências (por exemplo, Doença de Alzheimer) – degeneração das células cerebrais
· Perturbações do Movimento (por exemplo, Doença de Parkinson) – morte de neurónios numa área cerebral específica, a substância negra
· Esclerose Múltipla – degeneração dos neurónios tanto no cérebro como na espinal medula
· Encefalopatias
· Síndromes degenerativas