Reabilitação Neurocognitiva

OP360ºHealth

Reabilitação Neurocognitiva

O programa de reabilitação cognitiva, enquanto um conjunto de terapias de aprendizagem emocional, comportamental e cognitiva, tem por prepósito basilar estimular/reabilitar a atenção, orientação, memória e linguagem.

A Reabilitação Cognitiva assenta na plasticidade cerebral, conhecida como neuroplasticidade- a resposta dada pelo cérebro para adaptar-se a novas situações e restabelecer o equilíbrio alterado, depois de uma lesão. O processo de reabilitação cognitiva destina-se a permitir aos pacientes e respetivas famílias viver, lidar, ultrapassar o quadro de défices cognitivos causados por lesão (adquirida ou degenerativa) cerebral; foca-se nas limitações funcionais, dirige-se aos problemas emocionais e comportamentais e integra no processo de reabilitação o doente, a sua família e outros significativos.

O programa de reabilitação cognitiva, enquanto um conjunto de terapias de aprendizagem emocional, comportamental e cognitiva, tem por prepósito basilar estimular/reabilitar a atenção, orientação, memória, linguagem, funções executivas, etc.

Na consulta de Reabilitação Neurocognitiva avaliamos e intervimos terapeuticamente em quadros de lesão adquirida:

· Traumatismos crânio encefálicos

· Lesões tumorais

· Lesões com ocupação de espaço (LOE)

· Acidentes Vasculares Cerebrais

· Anoxia (falta de oxigenação no cérebro)

· Processos infeciosos

E, quadros neurodegenerativos:

· Quadros demências (por exemplo, Doença de Alzheimer) – degeneração das células cerebrais

· Perturbações do Movimento (por exemplo, Doença de Parkinson) – morte de neurónios numa área cerebral específica, a substância negra

· Esclerose Múltipla – degeneração dos neurónios tanto no cérebro como na espinal medula

· Encefalopatias

· Síndromes degenerativas