Terapia Ocupacional

OP360º Health

Terapia Ocupacional

Serviço terapêutico que potencia a aprendizagem através da execução da atividade, intervindo no desenvolvimento de diferentes competências (motora, cognitiva, sensorial, mental, etc.). Apresenta um papel fundamental em situações da vida como o Alzheimer, AVC e Alterações Cognitivas do Envelhecimento.

O objetivo da Terapia Ocupacional visa em alcançar a saúde, bem-estar, funcionalidade e participação na vida através do envolvimento na ocupação.

O Terapeuta Ocupacional efetua uma avaliação holística das competências funcionais, elabora um plano de intervenção terapêutico potenciando a aprendizagem pela execução da atividade e intervém no desenvolvimento das competências de desempenho, sejam elas de caráter motor, cognitivo, sensorial, percetivo, mental ou emocional e que interferem sobre as suas ocupações.

Na população adulta a Terapia Ocupacional tem um papel fundamental na vida das pessoas que apresentam situações como:

–  Reabilitação após AVC ou TCE

–  Prevenção e Reabilitação Cognitiva (Envelhecimento, Alzheimer, Demência, etc.)

–  Avaliação e Prevenção de quedas

– Adaptação do contexto para a manutenção de autonomia e independência nas atividades de vida diária, como alimentar-se, cuidados de higiene, vestir-se ou outros.

Seja por uma condição patologia (p.e. Alzheimer) ou pela deterioração de competências inerentes ao envelhecimento e ao próprio desgaste do dia-a-dia, é cada vez mais fundamental pensar no bem-estar mental e cognitivo do ser humano. Para isso, temos para oferecer um programa devidamente estruturado e delineado para o seu bem-estar psíquico (Programa (RE) Mind ME).

Ler artigos relacionados:

“Existe ou não uma forma correta de pegar no lápis?”