Terapia Ocupacional

OP360º Health

Terapia Ocupacional

Na população adulta, a Terapia Ocupacional tem um papel fundamental na vida das pessoas que apresentam situações como reabilitação após AVC ou TCE, prevenção e reabilitação cognitiva (Envelhecimento, Alzheimer, Demência, entre outras), avaliação e prevenção de quedas; adaptação do contexto para a manutenção de autonomia e independência.

O Terapeuta Ocupacional, TO, capacita para a ocupação de forma a promover a saúde, bem-estar e qualidade de vida. Na sua intervenção, promove a capacidade de a pessoa escolher, organizar e desempenhar, de forma satisfatória, ocupações (ex.: autocuidados, lazer ou produtividade) que considere significativas. Estas ocupações compreendem atividades como alimentar-se ou vestir-se, conduzir ou desempenhar uma atividade laboral.

Numa abordagem centrada na pessoa, na ocupação e no ambiente, o TO estuda os fatores que influenciam a ocupação humana. Avalia e intervém com a pessoa, nas suas ocupações e diferentes ambientes, de modo a desenvolver competências, restaurar funções, prevenir disfunções e/ou compensar funções perdidas. Para tal constrói e implementa programas de intervenção, recorrendo quando necessário à utilização de produtos de apoio. O Terapeuta Ocupacional adapta e fornece estratégias para a própria pessoa adaptar o seu meio ambiente.

Na população adulta, a Terapia Ocupacional tem um papel fundamental na vida das pessoas que apresentam situações como:

–  Reabilitação após AVC ou TCE;

–  Prevenção e Reabilitação Cognitiva (Envelhecimento, Alzheimer, Demência, entre outras);

–  Avaliação e Prevenção de quedas;

– Adaptação do contexto para a manutenção de autonomia e independência.

Ler artigos relacionados:

“Existe ou não uma forma correta de pegar no lápis?”