Fisioterapia Respiratória Infantil

OP360º Mum & Baby

Fisioterapia Respiratória Infantil

A fisioterapia respiratória infantil utiliza técnicas de avaliação e tratamento suaves e indolores que visam a otimização da respiração através da mobilização e expulsão das secreções e limpeza do nariz da criança.

A fisioterapia respiratória utiliza meios e técnicas de avaliação e tratamento que têm como objetivo eliminar secreções, otimizar o transporte de oxigénio, melhorar a qualidade de vida, prevenir infeções respiratórias e corrigir a postura. De modo a atingir esses objetivos a fisioterapia respiratória recorre à auscultação, à nebulização, a exercícios respiratórios especializados, ao ensino e prescrição de exercícios. 

Por vezes conhecida como ginástica respiratória, a fisioterapia respiratória infantil utiliza estes meios e técnicas de avaliação e tratamento suaves e indolores que visam a otimização da respiração através da mobilização e expulsão das secreções e limpeza do nariz. A acumulação dessas secreções podem dar origem a pneumonias, otites ou mesmo conjuntivites. Se o seu bebé apresentar algum destes sinais e sintomas não hesite em nos contactar:

– Tosse mais ou menos persistente

– Nariz obstruído (“ranhoca”)

– Ruídos durante a respiração

– Vibrações no peito

– Respiração acelerada

– Otites de repetição

Agende a consulta para o seu pequenino e vamos juntos cuidar e olhar pelo seu futuro.

 

Vídeo: “Higiene Nasal Pediátrica”Dr.ª Patrícia Rocha