Massagem Perineal na Grávida

OP360ºMum & Baby

Massagem Perineal na Grávida

Massagem de flexibilização da musculatura perineal, que pode ser feita como automassagem a partir das 32-34 semanas, e/ou pela Fisioterapeuta a partir das 37 semanas, para mulheres com intenção de parto vaginal.

O períneo é uma zona muscular entre a abertura da vagina e do reto. Zona esta que é sujeita a um grande estiramento e possível corte (episiotomia) durante a expulsão do bebé no trabalho de parto.

A massagem perineal consiste numa massagem realizada na zona urogenital feminina. Que pode ser feita como automassagem a partir das 32-34 semanas, e/ou pelo Fisioterapeuta a partir das 37 semanas, para mulheres com intenção de parto vaginal, de forma a flexibilizar esta musculatura, preparando-a para o grande estiramento que será sujeito durante a fase expulsiva do bebé no parto. Não evita a episiotomia, pois esta depende de vários fatores, mas ajuda a preparar e a facilitar o caminho de saída do bebé e consequentemente a diminuir o trauma perineal.

Converse com o seu médico obstetra se tiver qualquer dúvida. Respeite qualquer contraindicação medica ou clínica da sua gravidez que impeça este procedimento.

Saiba mais sobre o Cartão Super Mamã

Vídeo: “Raquel Jacinto em 360º na Osteo Performance” – Dr.ª Raquel Jacinto