Podologia em Pediatria

OP360º Mum & Baby

Podologia em Pediatria

A Podologia Pediátrica efetua um estudo biomecânico à postura e marcha, permitindo identificar desvios do padrão normal de crescimento e de marcha. Podem recorrer também a esta consulta pais que têm dúvida sobre a seleção do calçado para quando o bebé iniciar o caminhar e como cortar as unhas do bebé.

A criança desde que nasce que o seu corpo está em constante desenvolvimento e adaptação. A nível musculo esquelético esse desenvolvimento começa a ocorrer com picos mais acentuados a partir do momento em que a criança começa a colocar-se na posição de pé e a caminhar. É nesta fase de crescimento que algumas alterações do desenvolvimento ósseo e articular se tornam mais notórias, e começam a ter mais repercussões no correto desenvolvimento motor da criança.

Estas alterações se não forem identificadas e intervencionadas atempadamente, podem original distúrbios estruturais e funcionais no aparelho locomotor. Crianças que apresentem diferença de comprimento dos membros, alterações nas arcadas dos pés e desvios femorotibiais (joelhos) podem necessitar de uma intervenção precoce, uma vez que o tecido ósseo e articular infantil apresenta uma grande capacidade de adaptação e correção.

Na consulta de Podologia é efetuado um estudo biomecânico à postura e marcha, permitindo assim identificar desvios do padrão normal de crescimento e do padrão de marcha de modo a verificar se existe necessidade de algum tipo de intervenção mais especifica, evitando que esses padrões tenham repercussões no normal desenvolvimento da criança.

Deste modo devem recorrer a esta consulta pais que identifiquem nas suas crianças, situações como:

            – Assimetria na altura dos ombros

            – Roçar dos joelhos um no outro

            – Tropeçar frequentemente a caminhar

            – Assimetria no pé plano

Para além disso, na consulta de Podologia em Pediatria, para os pais de bebés pequenos, o Podologista efetua um ensino de como cortar corretamente as unhas dos pés do bebé e ajuda na correta seleção do calçado para quando o seu bebé iniciar o caminhar.