OP360º Mum & Baby
Podologia em Pediatria
A Podologia Pediátrica efetua um estudo biomecânico à postura e marcha, permitindo identificar desvios do padrão normal de crescimento e de marcha. Podem recorrer também a esta consulta pais que têm dúvida sobre a seleção do calçado para quando o bebé iniciar o caminhar e como cortar as unhas do bebé.
Desde que nasce, o corpo da criança está em constante desenvolvimento e adaptação. A nível músculo esquelético, esse desenvolvimento começa a ocorrer com picos mais acentuados a partir do momento em que a criança começa a colocar-se na posição de pé e a caminhar. É nesta fase de crescimento que algumas alterações do desenvolvimento ósseo e articular se tornam mais notórias, e começam a ter mais repercussões no correto desenvolvimento motor da criança.
Se estas alterações não forem identificadas e intervencionadas atempadamente, podem original distúrbios estruturais e funcionais no aparelho locomotor. Crianças que apresentem diferença de comprimento dos membros, alterações nas arcadas dos pés e desvios femorotibiais (joelhos) podem necessitar de uma intervenção precoce, uma vez que o tecido ósseo e articular infantil apresenta uma grande capacidade de adaptação e correção.
Na consulta de Podologia, é efetuado um estudo biomecânico à postura e marcha, permitindo assim identificar desvios do padrão normal de crescimento e do padrão de marcha, de modo a verificar se existe necessidade de algum tipo de intervenção mais específica, evitando que esses padrões tenham repercussões no normal desenvolvimento da criança.
Deste modo devem recorrer a esta consulta pais que identifiquem nas suas crianças, situações como:
– Assimetria na altura dos ombros
– Roçar dos joelhos um no outro
– Tropeçar frequentemente a caminhar
– Assimetria no pé plano
Para além disso, na consulta de Podologia em Pediatria, para os pais de bebés pequenos, o Podologista efetua um ensino de como cortar corretamente as unhas dos pés do bebé e ajuda na correta seleção do calçado para quando o seu bebé iniciar o caminhar.