Recuperação Pós-Parto

OP360º Mum & Baby

Recuperação Pós-Parto

Um serviço destinado a recém-mamãs que pretendam ter uma recuperação segura e saudável. Com serviços de Pilates Clínico, Exercício Adaptado e Reabilitação Uro Ginecológica, permite-se que a sua recuperação seja feita de forma individualizada, promovendo o seu bem-estar físico e emocional.

Pilates Mamã

O Pilates Clínico no pós-parto é muito importante, independentemente da sua atividade física anterior ao parto e do tipo de parto que teve (parto vaginal ou cesariana). Todas as mamãs têm indicação para o fazer caso esteja tudo bem com a sua recuperação e não existam contraindicações médicas a partir das 4 semanas.

Antes de iniciar as suas sessões de pilates clínico pós-parto terá de realizar o seu Check Up Pós-Parto para garantir que o seu corpo se encontra a recuperar corretamente, realizar uma avaliação completa e delinear objetivos individuais para que a sua recuperação seja individualizada, segura e saudável.

Quais os benéficos do Pilates Clínico Pós-Parto?

– Reduzir da ansiedade e depressão pós-parto

– Promover o bem-estar físico e emocional

– Restaurar a atividade do core abdominal, com e sem diástase abdominal (afastamento dos retos abdominais)

– Melhorar a força muscular global

– Melhorar a postura e a consciência corporal

– Recuperar função do pavimento pélvico e períneo e/ou aumentar a força dos mesmos

– Prevenir a Incontinência Urinária

– Permitir um retorno á atividade física com maior segurança de forma a evitar alguns problemas no futuro

As sessões são individuais, realizadas por uma Fisioterapeuta especialista em saúde materno infantil e em Pilates Clínico e têm a duração de 50 minutos. O seu bebé é bem-vindo para a acompanhar em toda a sessão.

O que preciso de levar para a minha aula?

– Roupa confortável

– Garrafa de água

– Snack (para consumir no fim da aula)

Vídeo: “Raquel Jacinto em 360º na Osteo Performance” – Dr.ª Raquel Jacinto

Low Pressure Fitness

São muitas as mulheres que, após o parto, se preocupam com o regresso à atividade física e com o tipo de exercícios que podem ou não realizar para iniciar a sua recuperação.

O Low Pressure fitness é uma excelente opção para iniciar no pós-parto.   É um treino global e revolucionário que abrange o treino abdominal, postural e do pavimento pélvico de forma simultânea e tem como principais objetivos:

– Reeducação da Postura

– Redução do perímetro abdominal

– Recuperação da diástase abdominal

– Tonificar a faixa abdomino-pélvica

– Prevenir disfunções do pavimento pélvico

– Melhorar a vascularização e circulação

– Reorganizar e posicionar as vísceras

– Aumentar a autoconfiança e proporcionar bem-estar

Vídeo: “Raquel Jacinto em 360º na Osteo Performance” – Dr.ª Raquel Jacinto

Fisioterapia Pélvica no Pós-Parto

Após a gravidez e parto são várias as alterações estruturais e físicas pelo qual o corpo mulher passa. O Pavimento pélvico foi testado e desafiado durante toda a gravidez e no parto, podendo até ter sido lacerado ou lesionado no momento do parto (episiotomia e episiorrafia).

As alterações posturais acentuam-se no pós-parto. Os músculos abdominais sofrem o seu máximo de estiramento e afastamento (diástase) para que o bebé possa crescer e se desenvolver na barriga da mãe e os músculos profundos abdominais, sofrem alterações na sua função e na sua pré ativação ao esforço. Dependendo do tipo de parto, poderão existir cicatrizes como consequência de uma episiotomia ou cesariana.

Todos esses fatores são de extrema importância, não devem ser desvalorizados e devem ser avaliados. O não tratamento de uma condição e/ou disfunção, não só terá repercussões agora, como num futuro próximo e longínquo (anos).

Na mulher, a gravidez e o parto, são uma das principais causas de disfunção do pavimento pélvico e consequentemente a principal causa de incontinência urnária e prolapsos (descida dos órgãos pélvicos), no futuro. As alterações posturais, a incompetência abdominal, cicatrizes não trabalhadas, a alteração da consciência corporal, não só contribuem para as disfunções do pavimento pélvico como para outros problemas a curto e longo prazo.

Por este motivo, é fundamental que realize uma avaliação pós-parto e que dê início à sua recuperação pós-parto.

O que posso esperar da minha consulta?

Na consulta é realizada uma avaliação e tratamento por uma fisioterapeuta com formação especifica na área, e em conjunto com a fisioterapeuta é traçado um plano de tratamento tendo em conta a avaliação e as necessidades de cada pessoa.

Avaliação Pós-Parto

  • Diástase abdominal
  • Musculatura abdominal profunda
  • Cicatriz (episiorrafia, cesariana)
  • Músculos do Pavimento Pélvico
  • Avaliação postural

Vídeo: “Raquel Jacinto em 360º na Osteo Performance” – Dr.ª Raquel Jacinto