Reeducação Postural Global (RPG) Infantojuvenil

OP360ºMum & Baby

Reeducação Postural Global (RPG) Infantojuvenil

Método de tratamento que visa a reeducação postural dos mais jovens (maiores de 6 anos), uma vez que nos dias de hoje devido a vários fatores como a falta de exercício físico e os meios tecnológicos, são cada vez mais as crianças que sofrem de dores de costas e más posturas.

A percentagem de crianças que sofrem de dores de costas tem vindo a aumentar. As causas são variáveis, mas a intervenção dos pais deve ser sempre a mesma, devendo valorizar as queixas e procurar ajuda de especialistas na área.

O peso excessivo das mochilas, as más condições ergonómicas, os fatores genéticos, os meios tecnológicos disponíveis, o aumento de horas na escola e a falta de exercício físico são fatores que potenciam o aparecimento de uma má postura.

Como parte integrante das consultas de Fisioterapia/Osteopatia, a RPG é uma metodologia de tratamento especializado que tem como principais benefícios:

– Melhorar a postura

– Aliviar/Eliminar a dor

– Melhorar a consciência corporal

– Melhora a mobilidade e a flexibilidade

A Reeducação Postural Global é um método muito eficaz e está indicado não apenas para quem sente dor. A RPG apresenta muitas vezes resultados na 1ª sessão em situações clínicas como:

– Escoliose

– Torcicolo

– Lombalgias

– Dores no ombro e pescoço

– Joelhos valgo e varo

– Hipercifose dorsal (“corcunda”)

– Pés rasos/cavos

As alterações posturais têm um impacto negativo no nosso organismo, uma vez que coloca sobre stress mecânico algumas estruturas, promovendo a longo prazo o aparecimento de lesões.