Terapia Ocupacional Infantil

OP360º Mum & Baby

Terapia Ocupacional Infantil

Como principal recurso da sua intervenção, o TO utiliza o Brincar, de forma a trabalhar ao nível das competências motoras, cognitivas e sensório-percetivas da criança. O principal objetivo é proporcionar uma maior funcionalidade e o máximo de independência e autonomia nas atividades quotidianas, nos contextos naturais da criança.

O Terapeuta Ocupacional, TO, intervém junto de crianças que não conseguem ser autónomas nas atividades de vida diária, AVDs (ex.: o comer, o vestir/despir e o tomar banho), Educação (ex.: escrever, estar atento nas aulas, estar sentado), Lazer (ex.: brincar, partilhar um jogo, esperar pela sua vez) e Participação Social (ex.: interagir com os pares e explorar o ambiente). Por vezes, são crianças que demonstram grande sensibilidade e dificuldade associada a estímulos ambientais (ex.: som, luzes, odores), texturas relacionadas com a alimentação ou desempenho das atividades escolares relacionadas com a motricidade fina (ex.: recorte, pintura, desenho).

A intervenção da Terapia Ocupacional é dirigida a crianças com diferentes patologias como atraso global de desenvolvimento, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbações do espetro do autismo, perturbações neurológicas, perturbações do desenvolvimento psicomotor, dificuldades de aprendizagem/défice intelectual e/ou alterações sensoriais.

Como principal recurso da sua intervenção, o TO utiliza o Brincar, de forma a trabalhar ao nível das competências motoras, cognitivas e sensório-percetivas da criança. O principal objetivo é proporcionar uma maior funcionalidade e o máximo de independência e autonomia nas atividades quotidianas, nos contextos naturais da criança.

Assim, o TO identifica as áreas de disfunção na rotina da criança, envolvendo pais, cuidadores, familiares e educadores num plano de intervenção adequado e personalizado, com atividades significativas, de forma a ultrapassar as dificuldades até à data sentidas.

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