Terapia Ocupacional Infantil

OP360ºMum & Baby

Terapia Ocupacional Infantil

Nas crianças, a Terapia Ocupacional baseia-se na integração sensorial e motora, na aprendizagem de novas competências, no estímulo do relacionamento com as outras pessoas e com o meio. Neste serviço onde o aprender a Brincar assume um papel fundamental na aquisição das competências.

O objetivo da Terapia Ocupacional visa em alcançar a saúde, bem-estar, funcionalidade e participação na vida através do envolvimento na ocupação. Nas crianças o papel da Terapia Ocupacional baseia-se acima de tudo na integração sensorial e motora, na aprendizagem de novas competências, no estímulo do relacionamento com as outras pessoas e com o meio.

Deste modo o Terapeuta Ocupacional pode ter um papel fundamental na vida da sua criança em casos de:

– Perturbação no espetro do Autismo

– Perturbações Neurológicas

– Disfunção do processamento sensorial

– Perturbações do desenvolvimento Psicomotor

– Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção

– Dificuldades de aprendizagem/défice intelectual

Nas crianças muitas das aquisições feitas nas sessões de Terapia Ocupacional são feitas através do estímulo do aprender a Brincar, pois este é a principal ocupação das crianças, sendo considerada como uma necessidade e uma ocupação fundamental para o desenvolvimento de competências do dia-a-dia.

A aprendizagem é feita pela ação e pela sua generalização nos próprios contextos, e aqui o brincar é a janela de oportunidade para o futuro!

Ler artigos relacionados:

“Existe ou não uma forma correta de pegar no lápis?”