Avaliação Física e Planeamento de Treino Desportivo

OP360º Performance Lab

Avaliação Física e Planeamento de Treino Desportivo

Avaliação Física

A avaliação do atleta é um dos aspetos chave para que a definição do planeamento de treino seja o mais adequado ao atleta e às suas necessidades.

Esta avaliação ocorre numa fase inicial do treino, sendo repetida ao longo da época desportiva sempre que for necessário reajustar os parâmetros de treino, de modo também a balizar a evolução do atleta.

Uma abordagem que terá em conta várias componentes, das quais se destacam a força, flexibilidade, composição corporal e capacidade aeróbia do atleta, esta última fundamental para definir os patamares/zonas de treino.

Ler artigos relacionados:

“Quer iniciar corrida?”

Planeamento de Treino Desportivo

Muitos atletas ao longo do seu percurso desportivo têm dificuldades em definir objetivos por época e quando o fazem, por vezes, falham no momento crucial, e muito se deve a um mau planeamento de treino ao longo da época.

A má gestão do treino, não só gera fracasso competitivo, como limita a evolução do atleta e promove o aparecimento de lesões de sobretreino, diminuindo assim o rendimento desportivo.

Desta forma, o nosso serviço de Planeamento de Treino Desportivo, permite a um atleta que pretenda evoluir e/ou ter um acompanhamento profissional ao longo da época desportiva, possa ter a seu lado um treinador especializado que, de acordo com os objetivos definidos pelo atleta, desenha o seu plano de treinos e competição de modo a conseguir alcançá-los.

Este acompanhamento tem em conta as vivências do atleta ao longo dos treinos, a sua condição física e as suas necessidades.

Um serviço destinado a todos os atletas que pretendam, não treinar mais, mas sim treinar melhor, com vista a otimizar o seu desempenho, nas modalidades de:

            – Atletismo

            – Trail

            – Ciclismo

            – BTT

            – Triatlo

Para além do acompanhamento e planeamento de treino para a época desportiva, temos também ao seu dispor, planeamento de treino específico para provas. Este planeamento decorre durante 21 semanas até à data da prova. Para isso o atleta necessita de:

            – Selecionar a prova objetivo

            – Contabilizar 21 semanas de preparação

            – Iniciar os treinos com o nosso treinador na semana anterior a essas 21 semanas

Ler artigos relacionados:

“Quer iniciar corrida?”