Estudo Biomecânico do Atleta

OP360º Performance Lab

Estudo Biomecânico do Atleta

Avaliação à postura, amplitude de movimento, força e resistência muscular, assim como ao caminhar e corrida, com recurso a meios tecnológicos como o Kinovea, Optogait e Podobarometria computadorizada, sendo uma importante ferramenta para os atletas de elite quer na reabilitação quer no treino de alta performance.

A biomecânica analisa as componentes mecânicas da estrutura e da função de um sistema biológico, como a força, o movimento, a direção, a velocidade, o peso, entre outros fatores.

Gestos repetitivos, em sobrecarga ou por alterações no alinhamento estrutural podem resultar em lesões articulares e musculares, pelo que uma avaliação biomecânica à postura, amplitude de movimento, força e resistência muscular, assim como ao caminhar e corrida, auxiliarão na deteção da origem das lesões e na orientação terapêutica a seguir.

A avaliação do gesto desportivo permite compreender e identificar as particularidades responsáveis pela ocorrência de lesões, mas também, as que elevam os atletas ao desempenho de alto rendimento.

As componentes mecânicas no movimento são avaliadas através da:

– Amplitude de movimento articular

– Força e resistência muscular

– Medições corporais

– Podobarometria computadorizada

– Filmagem e Análise Detalhada do Gesto Técnico (p.e. atletismo, trail, skyrunning)

– Análise do Calçado Desportivo

Este tipo de estudo detalhado do atleta constitui uma importante ferramenta para os atletas de elite durante a reabilitação e no treino de alta performance.

Ler artigos relacionados:

“Quer iniciar corrida?”