Reabilitação Pélvica em Atletas

OP360º Performance Lab

Reabilitação Pélvica em Atletas

A Fisioterapia Pélvica avalia, educa, previne e trata as disfunções do pavimento pélvico nas atletas, com sintomas como perda de urina ao esforço ou em repouso, dor pélvica e dor na relação sexual.

As disfunções do pavimento pélvico em atletas podem ter um impacto negativo significativo na vida da mulher, afetando tanto a saúde geral quanto a psicológica, social e o bem-estar. O problema é pouco relatado muitas vezes por constrangimento, por isso, diz respeito a todos os profissionais implicados no acompanhamento de atletas: treinadores, médicos, fisioterapeutas, etc., o papel importante na sinalização e deteção dos sintomas de disfunções do pavimento pélvico nas suas atletas, assim como, o encaminhamento para um profissional especialista na aérea da reabilitação do pavimento pélvico, Fisioterapia Pélvica, para a avaliação, educação, prevenção e tratamento destas disfunções nas atletas.

Alguns sintomas de alerta para este tipo de lesão são:

· Perda de urina ao esforço ou sem causa

· Disfunção sexual

· Dor nas relações sexuais

· Dor pélvica

· Lesões musculares nos membros inferiores repetitivas

O aumento da pressão intra-abdominal durante a prática desportiva e a fadiga muscular dos músculos do pavimento pélvico, apresentam-se como os principais fatores para uma maior predisposição para as disfunções do pavimento pélvico em atletas.

Todos os desportos que provoquem um aumento importante da pressão intra-abdominal, seja por saltos, cargas excessivas ou mudanças de direção, como o basquetebol, ginastas, voleibol, fitness, apresentam uma maior incidência deste tipo de disfunções, quando comparados com atletas que praticam desportos de baixo impacto como ciclismo, golfe etc. O mesmo se aplica em atividades de endurance, como a corrida de longa distância.

O papel preventivo é imprescindível e a avaliação clínica continua e a educação dos músculos do pavimento pélvico e da competência abdominal em atletas é fundamental para a prevenção ou tratamento das disfunções do pavimento pélvico.