Sofre de Refluxo Gastroesofágico? Saiba como a Osteopatia pode ajudar!
A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição crónica que resulta do fluxo retrógrado de parte do conteúdo gastroduodenal para o esófago.
Os principais fatores que levam à DRGE são relaxamento do esfíncter esofágico inferior, inibição do diafragma crural, encurtamento do esófago e um gradiente de pressão positivo entre o estômago e o lúmen da junção esofagogástrica.
A regurgitação ácida e/ou azia é o sintoma esofágico mais predominante da DRGE, e o broncoespasmo e tosse crónica são os sintomas extraesofágicos mais comuns, mas sintomas como sibilos, laringite, sinusite, asma e erosão dentária também poderão estar associados.
A Osteopatia pode ajudar no alívio dos sintomas da DRGE através de:
- Uma libertação diafragmática potenciando a sua ação de modo a potenciar a pressão do esfíncter esofágico inferior;
- Um equilíbrio das funções viscerais ao atuar sobre a mobilidade, inervação e vascularização das vísceras abdominais altas;
- E um trabalho de correção postural para correção de atitudes cifóticas favoráveis a um gradiente de pressão positivo entre o estômago e o lúmen da junção esofagogástrica.