Transtornos Neuropsicológicos da Aprendizagem
Como correu o dia de escola?
Numa fase de regresso/início “atípico” de percurso escolar, não é de todo suficiente para as crianças que a questionemos vagamente sobre a sua “perceção frágil” de, Como correu o dia? Este ano letivo impõe que a comunidade escolar esteja focada no cumprimento das medidas de higienização e contenção vírica o que “obrigará” a uma atenção redobrada dos Pais aos sinais de alerta!
As Dificuldades de Aprendizagem encerram um conjunto heterogéneo de perturbações que se caracterizam por dificuldades significativas na aquisição e uso de competências cognitivas especificas. Podem incapacitar ou produzir lentificação nos processos de aquisição escolar, induzem desmotivação no aluno e precipitam o insucesso escolar.
Em suma, são uma modalidade de fracasso escolar especificamente associada a transtornos neurobiológicos que pré-existem à escolaridade mas que se expressam aquando da entrada na escola, sob a forma:
- Perturbações na leitura- dificuldades em distinguir sons, em associar o som à letra (fonema-morfema), em recordar palavras e/ou caligrafias deficientes;
- Perturbações na expressão escrita- “letra feia/imperfeita”, erros ortográficos e/ou dificuldades na construção frásica;
- Perturbações no cálculo- dificuldades em escrever (troca, omissão e escrita em espelho) e distinguir números, em realizar operações matemáticas (soma, subtrações,…) e/ou compreender problemas matemáticos;
- Perturbações não-verbais- dificuldades em produzir desenhos livres, em copiar figuras, em orientações visuo-espaciais, na coordenação motora (fazer um puzzle, legos, …) e /ou dificuldades em compreender gestos e comportamentos sociais (crianças isoladas, ansiosas e desmotivadas).Esteja atento ao seu filho!
Bibliografia:
- American Psychiatric Association (2002). DSM-IV-TR: Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (4ºEd. Revista). Lisboa: Climepsi Editores.
Autores:
Drª Gisela Teixeira – Neuropsicóloga