Um período expulsivo muito rápido nem sempre é o melhor para o bebé!!!
Há uma tendência geral em se considerar que o melhor para o bebé é sair rapidamente da barriga da mãe, no entanto, isso nem sempre é verdade!
Excetuando quando o bebé se encontra em sofrimento, o bebé deve ir “caminhando” pelo canal de parto.
Ao Longo da sua descida, o Bebé vai realizando vários movimentos. O bebé encaixa e pode enrolar o pescoço, inclina a cabeça, inclina o tronco, estica o pescoço, roda a cervical, rodar o tronco ao mesmo tempo que vai sendo comprimido e empurrado. São vários os movimentos que vão sendo realizados de acordo com a pélvis da mãe e a capacidade do bebé em realizar/permitir esses movimentos. O bebé vai avançando ajudado pelas contrações. Mãe e bebé vão possibilitando uma descida harmoniosa concedendo um ao outro o tempo necessário para que cada um consiga ajustar-se ao que a descida pede.
Acelerar a descida aplicando força extra ou pedir à mãe uma força extra pode não ser o melhor para o Bebé. Alterações da mobilidade da cervical e do ombro são comuns nesses bebés.
Caso o seu bebé tenha tido uma descida rápida onde não se respeitaram o tempo da mãe e do Bebé, independentemente das razões que levaram a que isso fosse “necessário/ imposto”, procure ajuda de um osteopata com experiência em pediatria de modo a que o seu bebé seja avaliado e ajudado.